segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

De 2016 a 2023 (TUDO MUDOU)

 

Comecei esse blog em outubro de 2016, inspirado pelos outros blogs da blogosfera financeira, com o intuito de relatar minha trajetória ao milhão (essa ainda é minha meta).

Naquela época, eu estava na faculdade (direito – 7º semestre), morava na casa do meu pai e ganhava até bem, R$ 2 mil no estágio (fora alguns bicos que aumentavam uns R$ 500 por mês no máximo). O problema era a desorganização financeira, pagava financiamento de carro (R$650) e o restante ia para o cartão de crédito. Por vezes, a fatura vinha maior do que o valor que eu tinha para pagamento, assim, a dívida era rolada para o próximo mês (com altos juros, obvio).

Em 2017 foi o ano que me organizei financeiramente um pouco melhor, lembro de quitar o cartão de crédito. Em 2017 também foi o ano que estreitei a relação com minha futura esposa (depois conto essa história) e foi ano que saí do estágio que me pagava um salário badalado.

Esse episodio foi bem triste na época. 

O meu salário era superior a todos os outros estagiários, consegui um aumento negociando com minha chefe da época (e obviamente, eu entregava mais que todos os outros estagiários).

Eu era bem estimado no escritório e minha contratação era praticamente dada como certa, só que surgiu um empecilho no meio do caminho, eu formava em jun/2018 e o meu contrato de estágio acabava em nov/17 (prazo máximo).

Na época, eu já tinha trocado de chefe e era ainda mais querido pelo meu chefe imediato. Para todo mundo era lógico que eu seria contratado como assistente até me formar.

Só que as coisas não aconteceram desse modo ...

No mês do fim do meu contrato, fui surpreendido com a notícia de que a chefia máxima não tinha autorizado a contratação de assistente (a versão oficial é de que o escritório não tinha política de colocar ninguém nesse cargo e realmente não tinha ninguém nesse cargo, mas ...).

Foi um baque bem grande, tanto para mim, tanto para todos os outros que esperavam uma futura contratação. Afinal, eu era o primeiro da fila.

Bem, a tristeza foi grande, mas segui a vida. Meu chefe e colegas, tentaram me ajudar a conseguir um novo estágio (no final do 9º semestre) e, por fim, um amigo que eu tinha trabalhado (nesse mesmo escritório e saiu) me puxou para o escritório onde ele estava.

O salário era menor (R$1.400,00) o trabalho era totalmente diferente e a perspectiva de contratação era um mistério. Ainda assim, no início, eu participava de uma equipe muito bacana, o trabalho fluía ...

Chegamos em 2018, tudo caminhava bem, aí veio uma mudança brusca no estágio e eu, desanimado e vendo que não seria contratado, resolvi que já estava cansado daquilo, pedi minha demissão em abril/18 e, depois de longos anos (2013), tirei férias forçadas, isto porque, eu nunca tirava férias nos estágios e sempre quando saia de algum, emendava outro o mais rápido possível.

Era 2018, lá estava eu sem saber exatamente o que fazer. Nesse período, minha “namorada” me deu um help e por vezes pagava meu cartão de crédito (era isso ou fazer uma dívida impagável).

Em mais uma reviravolta da vida, o meu ex-chefe (do primeiro estágio citado) bancou a minha contratação como advogado. Contratação que veio na hora certa, porque tempo depois eu descobri que minha “namorada” estava grávida.

No final de 2018 me casei. Minha filha nasceu em janeiro de 2019. Durante 2019 juntei dinheiro para construir minha casa, e em jan/2020 saí do emprego, para empreender (ter meu próprio escritório) com uma filha de 1 ano, mas muita vontade (inocente!!).

Apesar do susto da pandemia, 2020 foi um excelente ano, fechei o ano com “salário” anual de R$ 65.147,20. Em dez/2020 compramos um carro para a família e as reservas foram quase todas embora, mas a decisão se mostrou acertada. Compramos um bom veículo, que até agora deu pouca dor de cabeça e a minha esposa precisa do carro para trabalhar, então uma compra errada teria destruído todo nosso poder financeiro.

Em 2021 foi o ano da consolidação, “salário” anual de R$ 76.747,19.

E 2022 o ano do crescimento, atingi a marca de R$ 107.195,20.

O que esperar de 2023?

Nesse período eu aprendi a importância de não ter dívidas, poupar e agora estou na fase do investimento.

Ainda estou devendo o fechamento do mês passado, mas já posso antecipar que a minha carteira hoje está cotada em R$ 114.355,60. Nada mal para quem começou a poupar em 2020.

Em resumo, bem resumido, foi isso que aconteceu de 2016 a 2023 (tudo mudou).

Lembro de sempre traçar planos para o futuro. E, de fato, até o momento não tenho nada a reclamar. Meu presente hoje, apesar de diferente do que eu planejava, é bem melhor que aquele que eu imaginava lá em 2015/2016.

É isso meus amigos, que o futuro seja tão prospero quanto o passado recente.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário